skip to Main Content

O que é o Retinoblastoma?

O Retinoblastoma é um câncer ocular infantil que se desenvolve na retina, parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos, geralmente em crianças de até cinco anos. É o câncer ocular mais comum em crianças, com 90% de chance de cura se diagnosticado precocemente.

O principal sintoma do retinoblastoma é o reflexo branco na pupila conhecido como reflexo do olho de gato. Em outras palavras, trata-se do reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Esse sinal muitas vezes só pode ser notado em algumas posições do olhar, à luz artificial quando a pupila estiver dilatada ou em fotos quando a luz do flash bate sobre os olhos.

O sucesso no tratamento do retinoblastoma depende da capacidade de detecção da doença enquanto ainda é intraocular. O estágio avançado de doença correlaciona-se com o atraso no diagnóstico.

Quanto mais precoce a doença é diagnosticada, maiores são as chances de cura. O teste da bochechinha é responsável por detectar mais de 340 doenças graves, silenciosas e tratáveis, incluindo o Retinoblastoma.

A coleta do teste da bochechinha é simples, rápida, não invasiva, não apresenta nenhum risco para o bebê e pode ser coletada nas unidades Unilab ou no conforto da sua casa, através do agendamento domiciliar.

Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento Unilab.

Back To Top